Na imensidão virtual que é a internet, onde somos bombardeados com informações a todo momento, o importante para o seu negócio é, além de estar presente em diversos canais digitais, é preciso se destacar entre os seus concorrentes.

 

Estar visível e ser encontrado pelo seu cliente nas mídias sociais. Pesquisas indicam que 75% das pessoas que fazem pesquisas no Google não chegam na até a segunda página de resultados!

 

Claro que isso é possível de ser alcançado, pois existem estratégias de Marketing Digital que podem te levar até o topo.

 

Nós, do Instituto Evex, entrevistamos a Alanna Costa, que é CEO da consultoria Chess MKT Inteligente,  ela nos trouxe várias dicas para que você possa montar a sua estratégia de marketing digital e destacar o seu negócio nas mídias sociais. Vamos a elas?

1 – Identificar o seu cliente

Para o marketing tradicional essa fase era definida como identificar o seu público alvo, já na era digital, dizemos que você precisa descrever a sua “Persona” ou “Avatar”.

Você não deve pular essa fase, inclusive deve detalhar muito bem o seu cliente, não só descrever a idade, sexo, região. Sua Persona precisa ter personalidade, hobbies, preocupações, objetivos, enfim, precisa ser uma pessoa.

Isso tudo é necessário, pois você estará fornecendo produto e/ou serviço, conteúdos, e informações para essa pessoa. Praticar a empatia para essa Persona! A máxima do momento é: “Trate as pessoas como elas querem ser tratadas!”.

Essa é a maior resistência que encontramos entre os pequenos e médios empresários, pois acreditam que fazendo isso poderá perder clientes. Mas aqui vai uma questão para você pensar: “O que é melhor? Ser uma sardinha em um oceano, ou ser o Tubarão de uma lagoa?”.

2 – Mapear a Jornada do seu Cliente

Entenda e descreva todos os passos que a sua Persona (o cliente) irá percorrer até concretizar uma negociação com a sua empresa. Não deixe de fora nenhum canal de venda que você está presente. Lembre-se, essa jornada deve contemplar o passo-a-passo desde o primeiro contato até o pós-venda!

Isso é muito importante, pois te ajudará a manter um bom relacionamento com o seu cliente, praticar a empatia e principalmente te ajudará a criar o seu “Funil de Vendas”.

3 – Criar o seu Funil de Vendas

Agora que você já conhece o seu cliente e a jornada que ele percorre até concretizar a sua negociação, é hora de montar a estratégia para conduzi-lo do topo até o fundo do funil de Vendas.

Neste item, você mapeou o ponto de vista do cliente, agora você irá traçar a sua jornada para conquistá-lo definitivamente como seu cliente.

 

4 – Disponibilizar conteúdos para o seu Cliente

Agora que você conhece a sua Persona, sabe as dores e os problemas que ela tem, você precisa mostrar para ela que existem soluções, inclusive você poderá fornecê-la!

Esse é o momento que você trará informações relevantes para o seu cliente, e conquistará a confiança dele, mas vá com calma, você não pode confundir com propagandas!

Foi por esse motivo que você criou o seu funil de vendas, ele te ajudará a construir uma “Linha Editorial” para produzir conteúdos relevantes tanto para informar o seu cliente quanto para conduzi-lo para a próxima fase do funil.

5 – Como criar conteúdos

Os buscadores como o Google, YouTube, Yahoo possuem algoritmos que são atualizados com frequência, portanto não existe uma receita de bolo que vá funcionar.

Procure sempre responder de forma mais completa possível as dúvidas que a sua Persona possa ter, não se preocupe com a quantidade de palavras que o seu conteúdo precisa ter, mas sim com o quanto ele é relevante!

Você precisará construir a sua autoridade no assunto e conquistar a confiança da sua Persona, seja constante nas suas publicações.

Mas como você chegou até aqui, já podemos falar do seu conteúdo conforme o seu Funil de Vendas:

 

 

 

6 – Esteja presente e mostre-se

Lembra da máxima: “Quem não é visto, não é lembrado”? Sim, isso ainda é muito importante! No Marketing dizemos B2B ou B2C, mas como lembrou bem a Alanna, no real é “B2G”, a letra “G” é de “gente”! São as pessoas que tomam as decisões, que interagem! E gente gosta de ver gente, conhecer as pessoas, de conversar com as pessoas!

Portanto, apareça e torne-se um influenciador! Mostre a sua equipe, como vocês trabalham, mesmo estando em home office!  Registre suas reuniões virtuais, suas “lives”!

Procure estar presente em todos as mídias sociais, mas principalmente, nas redes sociais que a sua Persona gosta de frequentar!  Não seja resistente, posicione-se! Entre para o mundo digital. Ah, e não deixe de responder os comentários rapidamente!

7 – Monitore sua estratégia de Marketing Digital

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade que você tem para monitorar os resultados que a sua estratégia está alcançando. E isso é algo que você não pode deixar de fazer, e caso não esteja obtendo os resultados esperados, refaça a sua estratégia rapidamente.

 

Veja alguns exemplos que indicadores:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *