Para conduzir a sua empresa ao sucesso, além de desenvolver algumas habilidades específicas, ter disciplina e saber observar os principais pilares de uma organização, você também precisa encontrar quais são os comportamentos que você precisa ter e que trarão o melhor resultado para o seu negócio.
Como não há uma receita de bolo sobre quais comportamentos um empresário de sucesso precisa ter, mas algumas pesquisas indicam quais são os mais comuns, nós preparamos a lista abaixo, para ajudá-lo nessa descoberta:
Ser realista com o hoje
Ser criativo e correr risco faz parte da vida de um empresário, mas para alcançar o sucesso, deve-se correr riscos calculados. Você não deve sair criando produtos inovadores e investir todo o seu capital em algo que você não tem certeza que dará certo. Por isso precisa ser realista! Pesquise e entenda como está a situação atual e calcule os riscos que você estará correndo.
Conhecer seus colaboradores
As pessoas são diferentes, não existe uma igual a outra. Portanto você, como líder, precisa conhecê-las, entender sua origem, seus valores, seus hábitos, suas habilidades, praticar a empatia. Desta forma você saberá como falar com cada membro do seu time, conseguirá criar um bom ambiente de trabalho e conquistar um maior engajamento e comprometimento do seu time.
Definir metas claras (SMART)
Você precisa definir as metas que deseja alcançar, e elas precisam ser específicas e claras! A metodologia mais utilizada para defini-las é conhecida por SMART, que é o acrônimo de Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based onde:
- Specific (Específica): Definir um objetivo específico. Ex.: Aumentar o Faturamento;
- Measurable (Mensurável): Você precisa medir a sua meta, e acompanhar o andamento da mesma. Ex. Faturar 100 mil;
- Attainable (Atingível): Ser atingível, não adianta estabelecer uma meta que é impossível de alcançar. Ex. Faturar 1 milhão, se você não consegue produzir todo esse valor;
- Relevant (Relevante): A meta precisa ser relevante para o seu negócio no momento atual;
- Time Based (Temporal): Você precisa uma data alvo para concluir o seu objetivo. Ex.: Faturar 100 mil até dezembro;
Estabelecer prioridades
Nas pequenas empresas, é comum pessoas acumularem mais de uma função, principalmente o próprio empresário. Por isso é fundamental saber estabelecer as prioridades. Ter a visão clara de quais ações e atitudes devo ter para alcançar as suas metas, e principalmente quais deve deixar para fazer depois.
Não deixe que prioridades de outras pessoas interfiram nas suas, você deve receber várias ligações e e-mails, participar de reuniões e outros compromissos. Então, planejar a sua agenda com antecedência e de acordo com as suas prioridades deve ser uma rotina para você, antes que a sua vida vire um caos!
E não deixe de fazer uma avaliação de como foi o seu dia, busque melhorar a cada dia.
Capacidade de Conclusão
Muitas vezes temos uma ideia, nos empolgamos e ao longo do caminho vamos desanimando e não a concluímos. Procure desenvolver essa capacidade de concluir tudo o que você começa e comemore cada conquista, junto com o seu time!
Quando colocamos na balança os prós e os contras, nós deixamos que os contras se sobreponham aos prós e nos desanimamos. Mas se você já passou pelo primeiro passo que é reconhecer essa sua limitação, não se preocupe, veja algumas dicas para desenvolvê-la:
- Priorize as ações;
- Não busque a perfeição, o ótimo é inimigo do bom;
- Procure ser positivo, veja o copo meio cheio;
- Pense no resultado final;
- Compartilhe sua ideia com o seu time.
Reconhecimento e recompensas
Seguindo uma linha de raciocínio, você priorizou suas atividades e concluiu as suas ideias, é hora de comemorar junto com todo o seu time! Pratique o reconhecimento profissional, seu time se sentirá mais motivado, e você terá um time mais produtivo e engajado para alcançar o objetivo da sua empresa.
Ao oferecer uma recompensa, não precisa ser de valor expressivo, pode ser um par de ingressos para um cinema, ou um jantar em um restaurante bacana, sua empresa terá um profissional mais comprometido, passará a reter os melhores talentos, e o profissional se sentirá valorizado, e também que é responsável pelo sucesso da empresa, se sentirá feliz e mais produtivo.
Autoconhecimento
O processo de autoconhecimento é a pedra fundamental para quem almeja crescimento profissional e pessoal, pois a partir daí você saberá quais são suas habilidades, competências, limites e principalmente os seus valores.
Essa descoberta lhe dará mais clareza para entender se as suas atividades estão de acordo com os seus valores e o seu perfil comportamental, pois caso contrário, essas atividades podem causar em você sentimentos negativos em relação ao seu negócio, como por exemplo, se sentir infeliz, indeciso, insatisfeito e até mesmo perdido.
Não é um processo muito fácil, mas você pode começar pegando um papel e uma caneta, e refletir sobre os seguintes pontos:
- O que faz e te deixa feliz?
- O que sei fazer muito bem feito?
- O que você produz que pode te gerar renda?
- O que as pessoas precisam?
Anote e analise as suas respostas, e continue se descobrindo…
Comprometimento com o negócio
Seja sempre comprometido com o seu negócio e demonstre isso para o seu time, todos precisam saber o quanto sua empresa é importante para você, mesmo após ter alcançado a “velocidade de cruzeiro”, voar em plena estabilidade financeira.
Veja algumas dicas de como demonstrar isso:
- Seja presente e pontual;
- Mantenha um bom relacionamento com o seu time;
- Saiba onde quer chegar e compartilhe com todos.
Estar atento às oportunidades
Você precisa se manter atualizado sobre os eventos que podem gerar grandes oportunidades, não pode relaxar e deixá-los passar. Pois juntos com esses eventos, poderá vir um considerável aumento nas suas vendas, ou até mesmo uma oportunidade para se reinventar, e surfar na crista da onda. Um bom exemplo de aproveitar a oportunidade são as confecções que devido a queda de produção se adaptaram rapidamente e começaram a produzir máscaras, em plena pandemia! Manter um forte e duradouro Networking é um forte aliado para se atualizar, inclusive sobre novas tecnologias que podem ser muito úteis para o seu negócio.
Ter um coaching para te orientar e cobrar
Existem pessoas que são metódicas e organizadas ao extremo, que não gostam de ser cobradas e lembradas sobre o que precisam fazer, como também existem pessoas que necessitam de ajuda e serem cobrados e lembrados sobre as suas atividades a realizar. Se você faz parte do segundo time, encontre a pessoa ideal para te ajudar, e siga em frente! Isso não é um defeito.
Você encontrou o que precisa nessa leitura ou gostaria de acrescentar mais algum comportamento que considera importe, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para o nosso Instituto. Ah, também não deixe de assistir essa “live”, onde a Valéria Bax também fala sobre esse tema.