Na imensidão virtual que é a internet, onde somos bombardeados com informações a todo momento, o importante para o seu negócio é, além de estar presente em diversos canais digitais, é preciso se destacar entre os seus concorrentes.
Estar visível e ser encontrado pelo seu cliente nas mídias sociais. Pesquisas indicam que 75% das pessoas que fazem pesquisas no Google não chegam na até a segunda página de resultados!
Claro que isso é possível de ser alcançado, pois existem estratégias de Marketing Digital que podem te levar até o topo.
Nós, do Instituto Evex, entrevistamos a Alanna Costa, que é CEO da consultoria Chess MKT Inteligente, ela nos trouxe várias dicas para que você possa montar a sua estratégia de marketing digital e destacar o seu negócio nas mídias sociais. Vamos a elas?
1 – Identificar o seu cliente
Para o marketing tradicional essa fase era definida como identificar o seu público alvo, já na era digital, dizemos que você precisa descrever a sua “Persona” ou “Avatar”.
Você não deve pular essa fase, inclusive deve detalhar muito bem o seu cliente, não só descrever a idade, sexo, região. Sua Persona precisa ter personalidade, hobbies, preocupações, objetivos, enfim, precisa ser uma pessoa.
Isso tudo é necessário, pois você estará fornecendo produto e/ou serviço, conteúdos, e informações para essa pessoa. Praticar a empatia para essa Persona! A máxima do momento é: “Trate as pessoas como elas querem ser tratadas!”.
Essa é a maior resistência que encontramos entre os pequenos e médios empresários, pois acreditam que fazendo isso poderá perder clientes. Mas aqui vai uma questão para você pensar: “O que é melhor? Ser uma sardinha em um oceano, ou ser o Tubarão de uma lagoa?”.
2 – Mapear a Jornada do seu Cliente
Entenda e descreva todos os passos que a sua Persona (o cliente) irá percorrer até concretizar uma negociação com a sua empresa. Não deixe de fora nenhum canal de venda que você está presente. Lembre-se, essa jornada deve contemplar o passo-a-passo desde o primeiro contato até o pós-venda!
Isso é muito importante, pois te ajudará a manter um bom relacionamento com o seu cliente, praticar a empatia e principalmente te ajudará a criar o seu “Funil de Vendas”.
3 – Criar o seu Funil de Vendas
Agora que você já conhece o seu cliente e a jornada que ele percorre até concretizar a sua negociação, é hora de montar a estratégia para conduzi-lo do topo até o fundo do funil de Vendas.
Neste item, você mapeou o ponto de vista do cliente, agora você irá traçar a sua jornada para conquistá-lo definitivamente como seu cliente.
4 – Disponibilizar conteúdos para o seu Cliente
Agora que você conhece a sua Persona, sabe as dores e os problemas que ela tem, você precisa mostrar para ela que existem soluções, inclusive você poderá fornecê-la!
Esse é o momento que você trará informações relevantes para o seu cliente, e conquistará a confiança dele, mas vá com calma, você não pode confundir com propagandas!
Foi por esse motivo que você criou o seu funil de vendas, ele te ajudará a construir uma “Linha Editorial” para produzir conteúdos relevantes tanto para informar o seu cliente quanto para conduzi-lo para a próxima fase do funil.
5 – Como criar conteúdos
Os buscadores como o Google, YouTube, Yahoo possuem algoritmos que são atualizados com frequência, portanto não existe uma receita de bolo que vá funcionar.
Procure sempre responder de forma mais completa possível as dúvidas que a sua Persona possa ter, não se preocupe com a quantidade de palavras que o seu conteúdo precisa ter, mas sim com o quanto ele é relevante!
Você precisará construir a sua autoridade no assunto e conquistar a confiança da sua Persona, seja constante nas suas publicações.
Mas como você chegou até aqui, já podemos falar do seu conteúdo conforme o seu Funil de Vendas:
- Topo de Funil: Quando sua Persona terá o primeiro contato com a sua marca, no blog do seu site, seja um pouco técnico, pois o seu cliente pode nem saber que precisa do seu produto, mas tente conseguir um contato para posterior abordagem. Mas caso você esteja produzindo conteúdos para as redes sociais, tenha em mente que sua persona não entra nas redes sociais para fazer compras! Mas sim para se divertir, inspirar ou aprender. Por isso você terá mais sucesso se mirar em pelo menos 2 desses motivos nas suas publicações;
- Meio de Funil: Nesta fase, o seu cliente já estará mais interessado na solução que você sugeriu. É a hora de ser mais técnico, esclarecer dúvidas;
- Fundo de Funil: Agora sim é a hora de falar do seu produto, e como ele poderá solucionar o problema dele! Se possível, apresente “Casos de Sucesso”.
6 – Esteja presente e mostre-se
Lembra da máxima: “Quem não é visto, não é lembrado”? Sim, isso ainda é muito importante! No Marketing dizemos B2B ou B2C, mas como lembrou bem a Alanna, no real é “B2G”, a letra “G” é de “gente”! São as pessoas que tomam as decisões, que interagem! E gente gosta de ver gente, conhecer as pessoas, de conversar com as pessoas!
Portanto, apareça e torne-se um influenciador! Mostre a sua equipe, como vocês trabalham, mesmo estando em home office! Registre suas reuniões virtuais, suas “lives”!
Procure estar presente em todos as mídias sociais, mas principalmente, nas redes sociais que a sua Persona gosta de frequentar! Não seja resistente, posicione-se! Entre para o mundo digital. Ah, e não deixe de responder os comentários rapidamente!
7 – Monitore sua estratégia de Marketing Digital
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade que você tem para monitorar os resultados que a sua estratégia está alcançando. E isso é algo que você não pode deixar de fazer, e caso não esteja obtendo os resultados esperados, refaça a sua estratégia rapidamente.
Veja alguns exemplos que indicadores:
- Tráfego Orgânico: Observe quantas pessoas visitam o seu site sem que seja através de anúncios pagos;
- Tráfego Pagos: São pessoas que visitam seu site através de anúncios pagos, que podem ser feitos no Google Ads, Facebook, Instagram, etc. Principalmente verificar o ROI desses anúncios;
- Time On Page: É o tempo que o visitante permanece navegando pelo seu site, observe se ele fica bastante tempo e interage, ou se rapidamente sai. É um bom indicador sobre o seu conteúdo;
- Dwel Time: É o quanto os visitantes chegam e saem rapidamente da sua página;
- Comentários e Curtidas: Observe se nas redes sociais as suas postagens trazem bastante comentários ou se apenas os seus amigos estão curtindo.