Um empresário de sucesso precisa estar acostumado a tomar decisões, mesmo as mais difíceis.
A falta de um posicionamento claro sobre o andamento dos negócios geralmente cria um ambiente para o agravamento dos problemas.
Na maioria das vezes, a demora na tomada de decisão está precedida de uma confusão entre várias situações diferentes para se decidir. Nesta hora o empresário pode ser influenciado por pessoas da equipe e a falta de critérios objetivos e racionais vão conduzi-lo ao erro.
Uma das ferramentas que usamos em nosso trabalho é a ferramenta GUT – Gravidade, Urgência e Tendência. Nela nós avaliamos cada situação que se apresenta no ambiente empresarial, para através de um processo estruturado de clareza acerca das consequência geradas por cada situação, poder determinar as ações a serem executadas em ordem de prioridade.
Vamos avaliar a seguir alguns problemas:
Exemplo 01
– O Gerente do Marketing saiu da empresa, sem cumprir aviso prévio e a área ficou sem gerente. O Diretor Administrativo está respondendo pela área por enquanto até que se contrate novo gerente.
Consequências: Aumento de demandas para o Diretor Administrativo e a paralisação de alguns projetos de novas campanhas, pois o diretor decidiu aguardar a contratação de um novo gerente. A área está rodando seus processos rotineiros normalmente.
Exemplo 02
A câmara frigorífica onde se armazenam insumos para a produção apresentou defeito.
Consequências: Dentro de 24 horas teremos perdido todo o estoque de matéria prima. Sérios riscos de prejuízos financeiros por perda dos insumos, falta de faturamento e problemas de imagem com os clientes por descumprimento de prazos.
Método:
Devemos dar notas 1, 3 ou 5 para cada quesito. E depois multiplicar as notas e decidir que ação realizar primeiro.
G – Gravidade: Alta 5; Média 3; Baixa 1
U – Urgência: Alta 5; Média 3; Baixa 1
T – Tendência: Alta 5; Média 3; Baixa 1
Exemplo 01:
G – 3
U – 3
T – 1
Total: 3 x 3 x 1 = 9
Exemplo 02:
G – 5
U – 5
T – 5
Total: 5 x 5 x 5 = 125
Assim fica nítido que o problema do exemplo 02 deve ter prioridade total na sua resolução. Ao praticarmos este tipo de análise com todos os problemas que aparecem na empresa todos os dias, fica muito mais claro que decisões tomar. Sem politicagem, perda de tempo e com total eficácia.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe, comente e salve para consultar depois.